segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PIPA e SOPA ?

Na última semana, as redes sociais e páginas da internet tem servido de base para manifestações contra SOPA e PIPA,mas afinal o que significa isso?

A sigla SOPA representa (Stop Online Piracy Act) projeto amareciano antipirataria,  realizado pelo  congressista americano Lamar Smith, PIPA   é outro projeto de lei antipirataria, que teve sua votação adiada no congresso ambos foram tirados de pauta do Congresso dos Estados Unidos nesta sexta-feira.
O recuo ocorreu depois de o grupo de ativistas pela liberdade na web Anonymous promover uma ação hacker maciça que conseguiu derrubar o site da Justiça americana e da gravadora Universal Music.
O líder do Senado Harry Reid disse que a votação, marcada para o próximo dia 24, foi adiada por tempo indeterminado. Ao longo de toda esta semana, vários sites saíram voluntariamente do ar em protesto contra o SOPA, como ocorreu com a versão em inglês da Wikipedia. O Google também se manifestou contra a nova proposta colocando uma tarja negra sobre o seu logotipo.  Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos na internet, foi tirado do ar pelo FBI, a Polícia Federal americana, sob a alegação de promoção de pirataria na rede. Em represália, o grupo de hackers Anonymous derrubou vários sites americanos, entre eles o do FBI, do ministério da Justiça dos Estados Unidos, da Associação de Gravadoras Americanas (RIAA) e da Universal Music.

Irônizando seria mais ou menos assim:


Web Anonymous  (palavra de origem inglesa que em português significa internet anônimos ) é um meme da Internet que se originou em 2003 no imageboard 4chan. Representa o conceito de muitos usuários de comunidades online existindo simultaneamente como um anárquico e digitalizado cérebro global.[1] O termo Anonymous também é comum entre os membros de certas subculturas da Internet como sendo uma forma de se referir às ações de pessoas em um ambiente onde suas verdadeiras identidades são desconhecidas.


Meme    na internet é entendido popularmente como um conteúdo que vira febre e é reproduzido por todo mundo. O termo "meme" foi criado por Richard Dawkins, no seu livro "O Gene Egoísta", de 1976. Dawkins e outros cientistas depois dele identificaram o meme como um fragmento de cultura ou comportamento que é replicado de cérebro a cérebro, de forma parecida com o que acontece com os genes na biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário