Mais de 12 mil estudantes da rede estadual de educação matriculados na área de abrangência da V GERES – Gerência Regional de Saúde, sediada em Garanhuns, no Agreste Meridional, participarão de uma ação social de iniciativa do Governo do Estado para identificar e tratar problemas oculares. No período de um ano, serão investidos R$ 8,6 milhões para colocar em prática o plano, encabeçado pelas secretarias estaduais de Saúde (SES) e Educação (SE).
Professores e funcionários também serão assistidos pelo programa. Intitulada Projeto Boa Visão, e já instituída como projeto de lei nº 14.511, de 7 de dezembro de 2011, o projeto pretende beneficiar 762 mil pessoas, sendo 726 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio e 35 mil profissionais, distribuídas nas 1.112 escolas que compõem a rede estadual de educação, com consultas oftalmológicas e, constatando a necessidade, a entrega de óculos corretivos.
No projeto, serão contempladas escolas distribuídas nas 12 regionais de saúde e em 184 municípios de Pernambuco, além de Fernando de Noronha. Ao todo, serão oferecidas 253 mil consultas, deste total, 12.692 serão realizados nos municípios que compõem a V GERES. Em cada Regional de Saúde, professores e funcionários das escolas estarão capacitados para realizar a triagem dos alunos no próprio ambiente escolar. Eles receberão informações sobre os principais agravos que acometem a visão e, nos casos suspeitos, eles poderão encaminhar os estudantes para consultas oftalmológicas
Fonte: V & C - Garanhuns
Nenhum comentário:
Postar um comentário